Vivências do Cotidiano - 1º ao 5º ano

    • ANOS INICIAIS

      Crescendo com Criticidade e Responsabilidade

      Leia mais »

      Para manter acesa a ideia de que a Escola é um lugar onde a criança deve se desenvolver, crescendo com criticidade e responsabilidade, como cidadã, nossa Escola trabalha com a inclusão e com projetos de idiomas, onde a interdisciplinaridade estabelecida na forma de aprendizado. Acreditar no potencial de seus alunos, deixando-os livres para criar, é eixo central do trabalho pedagógico. A séries iniciais proporciona um momento fundamental na formação das crianças, de responsabilidade, de integração de projetos com o mundo moderno, de propostas que contemplam noções de solidariedade, cidadania e outros, construindo um ambiente para que as crianças não só se tornem cidadãos comprometidos em transformar o mundo, como também - que sejam felizes.


       

       
    • DIÁRIO - 4º ANO

      Professora Camila Salomão

      Leia mais »

      A preocupação com o desenvolvimento do conhecimento justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores.

      Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do 4º ano, o prazer da leitura e como isso se torna importante para nossa vida.

      Para isso, estamos trabalhando com os gêneros textuais que possam alcançar esses alunos e suas realidades de acordo com o tempo que vivemos hoje. Dessa forma, iniciamos o projeto com o gênero escolhido: diário. Pretendendo dessa forma, que o aluno possa:

      *Identificar um gênero que está próximo a realidade deles, possibilitando conhecer o que esse tema traz de interessante.

      * Estimular a vontade de escrever começando com suas próprias histórias, seja anotações ou segredos, mas que percebam o quão significativo isso pode ser e se tornar em suas vidas.

      A turma do quarto ano está embarcando na leitura de um diário bem real, a vida e a história de Anne Frank, muitas possibilidades estão surgindo, e a turma está cada vez mais fomentada a descobrir novas hipóteses junto a história dessa garota que mudou o mundo. 

      Embarque conosco nessa aventura!!!

      Profª. Camila Salomão

       
    • Aula Tarsila do Amaral - 5º Ano

      Arte

      Leia mais »

      Para finalizar as atividades propostas sobre Tarsila do Amaral do aula de artes, os estudantes do quinto ano da professora Gabriele Alves criaram esculturas sobre a obra Abaporu. Acesse nossas fotos!!

      http://escolahebemarsiglia.com.br/AlbumFotos/listar?id=19404

       
    • “O mundo de Tito” - 5º ano

      Leia mais »

      O livro viajante – “O mundo de Tito” tornar-se participativo das atividades pedagógicas da turma do quinto ano da professora Gabriele Alves, com a finalidade de formar cidadãos que desenvolvam o hábito e o prazer da leitura e também pela escrita, retomando os assuntos explanados durante o período letivo.

      Esse projeto se justifica pela importância da presença de interpretação e produção textual. Incentivando assim o resgate do interesse à leitura e à cultura para a formação de nossos estudantes, que muitas vezes são trocados pela facilidade do acelerado acesso às informações compartilhadas em extensão na internet, e que gera a falta de hábito e interesse pela busca do conhecimento de forma minuciosa nos livros.

      Profª Gabriele Alves.

       
    • Bolhas de Sabão Gigantes - 3º Ano

      Leia mais »

       " Ao conhecer diferentes Sólidos Geométricos conseguimos explorar e reconhecê-los em outros objetos. Os alunos do 3° ano buscando um aprendizado lúdico realizaram diferentes atividades que contemplassem os conteúdos através de brincadeiras. E uma brincadeira deliciosa chegou em uma encomenda bem especial! Enviada por um personagem presente em nosso dia a dia. O Carteiro nos entregou um passo a passo de como construir bolhas de sabão GIGANTES. Promovendo assim muita alegria e aprendizados para todos nós!" 

       
      "As atividades lúdicas têm um papel fundamental na estruturação do psiquico da criança, é no ato de brincar que a criança utiliza elementos da fantasia e realidade e começa a distinguir o real do imaginário. É através da ludicidade que ela desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades e a medida que assume múltiplos papéis, fecunda competências cognitivas e interativas." (ANTUNES, 2004).
       
      Profª Lara Jacob Gonçalves
       
    • LETRAMENTO

      Leia mais »

      1º ANO
      Sabendo  da importância da sistematização do ensino do alfabeto,foi desenvolvido com os alunos do 1° ano  um projeto que estimule os alunos a compreensão de cada letrinha de maneira mais prazerosa. 
      Despertando o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto de forma lúdica e prazerosa, apresentando o boneco Sr. Alfa, que vem nos trazendo diariamente novas descobertas referente ao incrível mundo da alfabetização.

       
    • "O MUNDINHO"

      Leia mais »

      2º ANO
      Durante esse primeiro semestre,  a turma do 2º ano trabalhou a consciência ecológica, a estimulação da cultura da reciclagem e a possibilidade de promover o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, por meio de ações direcionadas. 
      O tema proposto foi a reciclagem, um meio de extrema importância para a preservação ambiental. Reciclar é coletar e modificar um material que possa ser transformado em novos produtos. Temos um papel vital na educação ecológica, pois é geralmente na escola, que as crianças entram em contato pela primeira vez com a função individual que temos em preservar e manter o nosso planeta.

      Foi apresentado a eles o livro “O Mundinho”, onde fizemos a leitura e interpretação do mesmo, entendendo que se cada um fizer o seu papel, estaremos cooperando para um futuro melhor.
      Foram realizadas algumas atividades onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com materiais recicláveis, transformando objetos que seriam jogados fora, descartados, em outros que seriam utilizados. Os alunos desenvolveram as atividades com entusiasmo, entendendo a responsabilidade que todos nós temos em cuidar do nosso planeta.
      Realizamos uma atividade com garrafas pet, reutilizando a mesma transformando em um belo brinquedo, o bilboquê. E também confeccionaram uma peteca, utilizando como material uma sacola plástica e jornal, onde entusiasmados, brincaram e se divertiram.

       
    • COPA DO MUNDO X CULTURA RUSSA

      Leia mais »

      3º ANO
      Os alunos no 3° ano desde o início do ano se mostraram muito empolgados com a Copa do Mundo 2018. Pensando nisso, foram propostas leituras que permitiram aos alunos conhecerem sobre a cultura russa, também sobre a história do futebol no Brasil, a seleção escalada para representar nosso País, entre outros conhecimentos compartilhados nas aulas. Pensando em destacar a importância da prática de esportes. Pensando nisso, foi proposto aos alunos inserirmos a nossa rotina atividades a serem desenvolvidas, sendo estas de curta duração, e de pouca exigência muscular, compostas basicamente por alongamentos, exercícios de relaxamento, mobilidade articular e atividades recreativas. As atividades são realizadas por um período de 3 a 5 minutos diariamente. 
      A Ginástica Escolar é realizada no ambiente de sala de aula traduzindo-se em benefícios focados na prevenção dos aspectos relacionados à saúde e ao bem-estar do ser humano.
      Através da prática regular e devidamente orientada, pode auxiliar na ampliação da capacidade de concentração melhorando o desempenho intelectual dos alunos.
      Depois da inserção dessas atividades em nossas aulas, nossos dias tem se tornado ainda mais prazerosos e os objetivos vem sendo de forma satisfatória alcançados. 

       
    • O ESTUDO DO TEXTO EM FORMA DE MÚSICA

      Leia mais »

      4º ANO
      Um dos principais aspectos que a música representa no processo de ensino-aprendizagem é o estímulo ao uso dos sentidos pelo aluno. Qualquer experiência musical, independentemente do estilo e dos instrumentos utilizados, promove maior habilidade de observação, localização, compreensão, descrição e representação em quem toca e quem houve.
       Dessa forma, seguindo essa perspectiva, a turma do quarto ano, está trabalhando os textos de forma um pouco diferenciada. A turma vem unindo a interpretação textual com a música de forma muito especial e significativa para os alunos. Pois esse misto está gerando curiosidades e despertando novos conhecimentos nos alunos, isso porque os mesmos estão tendo contatos com músicas e cantores que ainda não haviam escutado.
      Por falar em interpretação de textos, essa é outra vantagem do uso da música no dia a dia escolar. A depender da qualidade das obras trabalhadas, sejam elas em português ou em língua estrangeira, abre-se um vasto campo de atuação para que professores explorem o significado dessas letras, novos conceitos e vocabulário, metáforas, entre outras coisas.
      Assim, a música acaba se tornando uma fonte de conteúdo importante para ser utilizada em sala de aula. É o início de conversas importantes, sobre política, educação, cultura, gênero, relações interpessoais, ecologia e vários outros temas que vierem a ser abordados por obras musicais. Cabe ao professor analisar as músicas mais adequadas e com maior potencial de aprendizado para seus alunos.
      E aula além de se tornar produtiva se torna muito divertida!!

       
    • PUBLICIDADE

      Leia mais »

      5º ANO
      Os estudantes do quinto ano trabalharam com a publicidade e compreenderam que ela é de suma importância na mídia. Observaram que as propagandas são a todo momento criadas de uma maneira chamativa, e procuram manifestar o máximo de suas qualidades ao público-alvo. 
      Ela possui caráter persuasivo que acaba induzindo os leitores ou telespectadores ao consumo do produto apresentado, além de aumentar a competição entre as empresas. Exibem preços ótimos, produtos atuais e interessantes. Os estudantes perceberam que  nunca vemos serviços ou produtos do passado, desatualizados, caros ou antipáticos à população.