Criança Inteligente - Tipos de Inteligência

Postado em 06/02/2021

Criança Inteligente - Tipos de Inteligência

Criança Inteligente - Tipos de Inteligência

Você já percebeu que algumas pessoas se saem melhor em algumas atividades que outras. Por exemplo, para algumas pessoas é relativamente fácil entender como uma flor cresce, mas é extremamente difícil compreender um ritmo musical. Da mesma forma, para outras pessoas pode ser algo fácil entender sobre música, porém jogar futebol já seria algo bastante difícil.

Isto acontece porque temos distintas inteligências para algumas áreas do conhecimento, ou seja, temos diferentes capacidades de compreender e interagir com o mundo que nos rodeia. Isto é chamado de "Múltiplas Inteligências".

A teoria das múltiplas inteligências de Howard Gardner afirma que possuímos nove diferentes inteligências em graus diferentes de desenvolvimento. E se você souber identificá-las em seu filho, você pode utilizá-las na construção de sua educação e futura carreira profissional. As nove inteligências seriam:

Cinestésica - Pessoas com gosto esportivo e facilidade nos esportes.

Linguística - Pessoas que gostam de ler, escrever e falar sobre as coisas.

Lógica - Pessoas com facilidade em matemática e em resolver problemas.

Interpessoal - Pessoas que gostam de conviver e compartilhar com outras pessoas.

Intrapessoal - Pessoas que sabem muito sobre si e seus pontos fortes e fracos e que provavelmente mantêm um diário.

Musical - Pessoas que desfrutam de música e são capazes de reconhecer sons e timbres ou a qualidade de um tom.

Espacial - Pessoas boas em artes visuais, incluindo filmes e fotos e também em outras atividades como leitura de mapas ou encontrar o caminho para sair de labirintos.

Naturalista - Pessoas que apreciam o meio ambiente natural, como fazem caçadores, pescadores, zoólogos e até "chefs" de cozinha.

Existencial - Pessoas com boa propensão a grandes questões filosóficas, tais como "por que morremos?"

A inteligência é herdada dos pais?

Há evidências de que a inteligência é resultado de dois fatores: A genética e a experiência de cada um. Mas ainda não se sabe qual deles tem mais peso. Porém, sabe-se que algumas habilidades como o raciocínio lógico e o talento para a música sofrem maior influência genética. Certamente que nem todas as capacidades intelectuais são determinadas geneticamente, isto quer dizer que é possível esculpir a inteligência mesmo que isto implique em certas limitações.

Outras Notícias

 

Apneia do sono pode causar problemas comportamentais em crianças
Postado em 02/05/2021

Se o seu filho não anda dormindo bem, atenção! Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acabam de divulgar os resultados de um novo estudo que concluiu que a má qualidade do sono pode estar ligada ao desenvolvimento de uma série de problemas...
leia mais »

Como criar um plano estratégico para os estudos
Postado em 23/04/2021

Para conseguir o que você quer - em qualquer coisa na vida - é necessário que você se programe. Essa programação é feita por meio de objetivos, que vão guiá-lo até o sucesso na escola, faculdade e at&...
leia mais »

5 tecnologias importantes para professores
Postado em 15/04/2021

As novas tecnologias são ótimas formas de ensino. Os professores devem aproveitá-las para se adequar ao novo perfil de estudante, que está cada vez mais utilizando essas ferramentas para estudar. Assim, a aprendizagem fica mais fácil e as aulas mais dinâmi...
leia mais »